A Fêmea
O Cio da gata ocorre quando seu aparelho reprodutivo está totalmente formado e apto. O primeiro cio pode ocorrer entre os 5 e 9 meses (nas raças mais tardias e climas mais amenos).
Animais de pêlo curto, como siameses e gatas nascidas durante o
outono e inverno são mais precoces. Enquanto que gatas de pêlo comprido,
raças puras em geral e animais nascidos durante a primavera e verão
alcançam a puberdade mais tarde.
As gatas são poliéstricos estacionais. Isto significa que o seu cio depende
da época do ano, geralmente a primavera e verão (estacional) e
apresentam vários cios durante esta época (poliéstrica). Contudo, quando
as gatas estão dentro de casa, sujeitos a 12-14 h diárias de luz, podem
apresentar cios durante todo o ano, incluindo as estações de outono e
inverno. Em climas tropicais o cio tende a acontecer mais cedo e ter seu intervalo encurtado no verão.
Dentro do período reprodutivo ocorrem cerca de 2 a 3 ciclos, com
uma duração média de 7 dias cada e com um intervalo aproximado de 2
semanas
O cio é o único período em que a gata se torna receptiva aos machos. Gatas não apresentam sinais claros de inchaço da vulva e sangramento como as cadelas, elas miam mais, chamando pelos machos, ronrronam, se esfregam bastante pelo chão, nos móveis e nos proprietários (de modo bem peculiar) e assumem posição caracteristica com a parte dianteira abaixada, a parte traseira levantada, cauda lateralizada enquanto "sapateia" levemente com as patas traseira miando.
Gatas, diferente das cadelas, não ovulam, a ovulação é induzida pela cópula.
O Macho
Os machos atingem a maturidade sexual entre 7 e 18 meses, sendo a média aos 9 meses e com peso aproximado de 3,5 kg. Por volta dos 4 mese pode haver um ensaio de cópula mas não está relacionado com a maturidade sexual e sim com comportamento.
Machos inteiros (não castrados) comumente marcam seu território através de borrifos de urina que são espirrados verticalmente em alguma superfície.
A Cópula
Durante a cópula o macho se coloca sobre a fêmea que fica deitada e lateraliza a cauda para possibilitar a penetração. O macho morde sua nuca durante a cruza e quando ejacula a fêmea emite um miado slto e estridente.
.
Depois da cópula a fêmea rola e se esfrega no chão por alguns minutos.
Gestação e Parto
A gestação pode durar entre 62 a 72 dias
Após esse período ocorre o parto que pode durar até 12 horas. Se esse período começar a exceder um veterinário deve ser procurado pois pode ter ocorrido alguma complicação como parto distorcico, um filhote morto no canal do parto pode estar impedindo o nascimento dos demais ou outra complicação qualquer podendo ser necessária uma cesárea de emergência.
A gata pode ter de 1 a até 10 filhotinhos (nesse último caso foi um único relato que vi de um outro gatil. todos os filhotes vivos e saudáveis e mãe também bem e saudável, mas caso raro), sendo o mais comum ninhadas contendo 2 a 4 filhotes.
Muitas gatas fazem seus partos sozinhas sem problemas, até se escondem para tal, mas gatas Persas, Himalaias e Exóticas necesssitam de ajuda e supervisão durante o parto, não conseguindo parir sozinhas, precisando muitas vezes de nossa intervenção. Como a cabeça dos filhotes é muito grande pelo achatamento do focinho (cabeça braquicefalica) fica dificil passar pelo canal do parto, tornando o parto muitas vezes demorado , sofrido e sendo necessário auxiliar o filhote o "ajeitando" durante a saida.
Durante o período de gestação e aleitamento a ração de adulto deve ser substituida pela de filhote por ter maior aporte nutricional. Suplementações vitamínicas devem ser evitadas durante a gestação mas são recomendadas durante o aleitamento. Consulte o veterinário sobre o melhor polivitamínico a ser fornecido a nova mamãe. Quanto a vermifugação deve ser dada a primeira dose a gata antes da cópula e a segunda 15 dias antes do nascimento dos filhotes, isso previne que nasçam infestados.
O período de lactação, geralmente de 6-8 semanas, suprime os ciclos estrais, mas se ela se encontrar dentro de sua estação reprodutiva entre a 2ª e 4ª semanas após o desmame pode começar a ciclar novamente. Esses dados não são via de regra embora sejam o que cita a literatura, já tive uma gata que o primeiro cio pós-parto foi cerca de 20 semanas a contar do nascimento!
E NÃO é recomendado cruzar a gata no primeiro cio pós-parto, neste ela deve descansar.
By: Selly (Gatil YllesCat)
Muito útil a informação. Eu precisava saber quando termina... A minha gata esta com o cio, teve o primeiro á 2 semanas atras e esta outra vez com o cio.... Quando termina isto?
ResponderExcluirNos períodos quentes como verão e primavera o cio pode vir até a cada 20 dias depois do anterior terminar. Ela fica uma semana no cio, as vezes pode demorar um pouquinho mais pra sumirem todos os sinais do cio. Já no inverno há um período maior de descanso...pra evitar que entre sempre o melhor é a castração....até porque gata que entra sempre no cio e não reproduz tem maior propensão de ter piometra, uma infecção grave do útero que o único tratamento é a castração que acaba sendo de emergência e com risco de vida!
ResponderExcluirOla ..., tenho um casal de persas , e ambos com 1 ano de idade !!! A femea esta no seu quarto cio ..., o ultimo em dez e agora de novo !!! Quero que os dois cruzem antes de castra-los...., percebo ela receptiva pra copola porem ele quando "pega de jeito" , ele tomba pro lado !!! :D
ResponderExcluirParece sem jeito , nao sei ?!? Como poderia ajuda-los ???
Minha gata estava grávida e perdeu a cria depois de um susto, com quanto ela entrará de novo no cio?
ResponderExcluirTenho um gato com sete meses quero saber quando entra no cio
ResponderExcluirAdorei...tudo que eu precisava saber em um só lugar, parabéns !!
ResponderExcluirTenho Uma Persa de 7 que mio mto essa noite,coisa q nunca tinha feito? Sera que está no cio? Teria algo para fazer q melhorasse ? Ou para q posso identificar que é isso mesm?
ResponderExcluirOi tenho uma persa ela está com 9 meses não entrou no cio ainda,Isso pode tarda por mais tempo?
ResponderExcluirOi tenho uma persa ela está com 9 meses não entrou no cio ainda,Isso pode tarda por mais tempo?
ResponderExcluirEu tenho uma gata persa, aproximadamente de 1 ano, é verdade q no primeiro cio se ela cruzar,os filhotes podem nascer com má formação,e ela pode morrer no parto?
ResponderExcluirTambém estou com esse problema Rick,
ResponderExcluirMinha gata esta no cio mas o gato que tem 7 meses só sobe na gata mas não faz nada.Parece não saber o que fazer.
eu tenho um casal o macho tem 3 anos e a femea 2 eles numca tiveram filhotes e eu numc vi a femea emtrar no cio ambos nao são castrados isso é normal?
ResponderExcluirTenho a mesma situação, a minha gata faz 3 anos em Maio e o macho dois anos também em Maio e nunca vi a femea entrar no cio ou haver qualquer tipo de interesse para copularem...o que posso fazer?
ResponderExcluirMinha gata está no cio, e quer acasalar, porém o macho não cede e afasta a de jeito bruto! É normal? Posso fazer algo?
ResponderExcluirBom dia,
ResponderExcluirTenho uma femea que fará 3 anos em Maio e um macho 2 anos no mesmo mês.
Até hj nunca vi sinais de um ou outro querem acasalar, o que poderá ser?
Gostava muito de ter uma ninhada.
Desde ja agradeço a ajuda.
Tenho 2 gatas Persas uma fez 1 ano dia 01 de março e a outra dia 32 de março e até agora não vi nada nelas de diferente,mal Miam quando será que entram no cio??
ResponderExcluir