quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

E agora, sou um gato e meu amigo é um cão...pode?



    Ao contrário do que diz a sabedoria popular, cães e gatos não são inimigos naturais e podem sim viver bem junto e ser amigos, buscando um a companhia do outro, dormindo e brincando juntos!

    Tudo vai depender de alguns fatores como personalidade dos animais, como é feita a apresentação, período de adaptação e postura do proprietário.

    Raças mais fortes e de caça tem uma propensão maior a rejeitar o convívio com gatos, como Rottweilers e Pitt buls (raças muito fortes -  não recomendado) .Raças de cães pequenos de companhia, de temperamento mais dócil e até cães de pastoreio são mais tolerantes e sociáveis.

    Mas como já disse além do peso das características da raça há também da personalidade individual do animal e do ambiente. Tenho um casal de amigos que tem um akita e 3 gato que convivem bem, eu mesma tenho uma raça de caça, um weimaraner (caça e aponte) hoje com 11 anos que conviveu com gatos desde os 2 meses de idade, sempre muito bem!

    Abaixo segue um vídeo de uma sequência de brincadeiras frenética entre o Pangaré, meu gato vira-lata e a Zoe, minha cachorrinha Teckel.
   





Baruc e a touca...rs


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Cio e reprodução de gatos

A Fêmea

 
O Cio da gata ocorre quando seu aparelho reprodutivo está totalmente formado e apto. O primeiro cio pode ocorrer entre os 5 e 9 meses (nas raças mais tardias e climas mais amenos).

Animais de pêlo curto, como siameses e gatas nascidas durante o outono e inverno são mais precoces. Enquanto que gatas de pêlo comprido, raças puras em geral e animais nascidos durante a primavera e verão alcançam a puberdade mais tarde.

As gatas são poliéstricos estacionais. Isto significa que o seu cio depende da época do ano, geralmente a primavera e verão (estacional) e apresentam vários cios durante esta época (poliéstrica). Contudo, quando as gatas estão dentro de casa, sujeitos a 12-14 h diárias de luz, podem apresentar cios durante todo o ano, incluindo as estações de outono e inverno. Em climas tropicais o cio tende a acontecer mais cedo e ter seu intervalo encurtado no verão.


Dentro do período reprodutivo ocorrem cerca de 2 a 3 ciclos, com uma duração média de 7 dias cada e com um intervalo aproximado de 2 semanas

O cio é o único período em que a gata se torna receptiva aos machos. Gatas não apresentam sinais claros de inchaço da vulva e sangramento como as cadelas, elas miam mais, chamando pelos machos, ronrronam, se esfregam bastante pelo chão, nos móveis e nos proprietários (de modo bem peculiar) e assumem posição caracteristica com a parte dianteira abaixada, a parte traseira levantada, cauda lateralizada enquanto "sapateia" levemente com as patas traseira miando.


Gatas, diferente das cadelas, não ovulam, a ovulação é induzida pela cópula.


O Macho

Os machos atingem a maturidade sexual entre 7 e 18 meses, sendo a média aos  9 meses e com peso aproximado de 3,5 kg. Por volta dos 4 mese pode haver um ensaio de cópula mas não está relacionado com a maturidade sexual e sim com comportamento.

Machos inteiros (não castrados) comumente marcam seu território através de borrifos de urina que são espirrados verticalmente em alguma superfície.


A Cópula


Durante a cópula o macho se coloca sobre a fêmea que fica deitada e lateraliza a cauda para possibilitar a penetração. O macho morde sua nuca durante a cruza e quando ejacula a fêmea emite um miado slto e estridente.



.
Depois da cópula a fêmea rola e se esfrega no chão por alguns minutos.

Gestação e Parto


A gestação pode durar entre 62 a 72 dias
Após esse período ocorre o parto que pode durar até 12 horas. Se esse período começar a exceder um veterinário deve ser procurado pois pode ter ocorrido alguma complicação como parto distorcico, um filhote morto no canal do parto pode  estar impedindo o nascimento dos demais ou outra complicação qualquer podendo ser necessária uma cesárea de emergência.

A gata pode ter de 1 a até 10 filhotinhos (nesse último caso foi um único relato que vi de um outro gatil. todos os filhotes vivos e saudáveis e mãe também bem e saudável, mas caso raro), sendo o mais comum ninhadas contendo 2 a 4 filhotes.


Muitas gatas fazem seus partos sozinhas sem problemas, até se escondem para tal, mas gatas Persas, Himalaias e Exóticas necesssitam de ajuda e supervisão durante o parto, não conseguindo parir sozinhas, precisando muitas vezes de nossa intervenção. Como a cabeça dos filhotes é muito grande pelo achatamento do focinho (cabeça braquicefalica) fica dificil passar pelo canal do parto, tornando o parto muitas vezes demorado , sofrido e sendo necessário auxiliar o filhote o "ajeitando" durante a saida.

Durante o período de gestação e aleitamento a ração de adulto deve ser substituida pela de filhote por ter maior aporte nutricional. Suplementações vitamínicas devem ser evitadas durante a gestação mas são recomendadas durante o aleitamento. Consulte o veterinário sobre o melhor polivitamínico a ser fornecido a nova mamãe. Quanto a vermifugação deve ser dada a primeira dose a gata antes da cópula e a segunda 15 dias antes do nascimento dos filhotes, isso previne que nasçam infestados.

O período de lactação, geralmente de 6-8 semanas, suprime os ciclos estrais, mas se ela se encontrar dentro de sua estação reprodutiva entre a 2ª e 4ª semanas após o desmame pode começar a ciclar novamente. Esses dados não são via de regra embora sejam o que cita a literatura, já tive uma gata que o primeiro cio pós-parto foi cerca de 20 semanas a contar do nascimento!

E NÃO é recomendado cruzar a gata no primeiro cio pós-parto, neste ela deve descansar.


By: Selly (Gatil YllesCat)