quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Guloseimas proibidas para os gatos


Leite - pode até ser dado em pequenas quantidades, mas atenção pois alguns gatos apresentam intolêrancia e podem ter diarréia.

Sobras de comida - devem ser evitadas porque alimentos humanos podem causar diarréias, tártaro dentre outros problemas, além de não fornecer a nutrição adequada.

Ossos - .nunca forneça ossos de galinha ou porco pois soltam lascas ao ser mastigado, se for dar algum ossinho para ele roer de preferência a ossos maciços, como os de boi.

Carne - a carne em si não faz mal, mas deve substituir a ração por não possuir todos os nutrientes necessário ao seu gato. Deve-se ter cuidado com a procedência da carne e como ela é fornecida pois é via de transmissão da toxoplasmose.

Fígado - é muito nutritivo, mas se oferecido diariamente ou em grandes quantidades pode intoxicar seu gato por excesso de vitamina A e causar diarréia.

Peixe cru - alguns peixes crus podem causar deficiência de tiamina. Os peixes crus possuem Tiaminase, que destroi a Tiamina Vit B1 através do calor do cozimento.

Chocolate - é estritamente proibido para cães e gatos, pois contémácido oxálico que impede a absorção de cálcio e teobromina, um alcalóide tóxico.

Gatos são muito sensíveis a diversas substâncias, então para evitar problemas de saúde mantenha sua alimentação com ração própria para gatos de boa qualidade e não forneça outros alimentos e medicamentos sem consultar antes o veterinário!



Fonte: Revista Pulo do Gato, Ed. 67, 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário