É comum a muitos proprietários, principalmente os dos cães, acreditar que dar agradinhos como biscoitos e chocolate a seus amigos não causa mal algum e aida conquista o afeto do animal! Esse fato não é verdade, esses agradinhos fazem muito mal sim!
No caso do chocolate, em um gato de 4kg cerca de 30 g de chocolate amargo ou 200g de chocolate ao leite intoxicam e podem levar seu animal a morte! A toxicidade do chocolate é causada pelas substâncias chamadas metilaxantinas, especialmente a a teobromina e a cafeína (isso, a nossa conhecida cafeína do bom cafezinho...então aproveitando o gancho, nada de café, coca-cola, chá preto, guaraná ou outro alimento rico em cafeína).
A concentração de metilaxantina é determinada pelo tipo de chocolate. De modo geral os mais escuros possuem mais teobromina.
Essas metilaxantinas são absorvidas rápidamente pela forma oral (ingestão) e a intoxicação se dá pela estimulação do sistema nervoso central e musculatura cardíaca, causando hiperatividade, excitação, incoordenação, convulsões, taquicardia e arritimias. Além de induzir ao relaxamento da músculatura lisa, a dierese vômito, diarréia.
Como os sintomas podem não ser imediatos podem não ser associados ao consumo do chocolate pelo dono, então fique atento e dê ao seu gato apenas alimentos e petiscos destinados a ele!
fonte: Agener União Saúde Animal
Prospecto de Saude dos Gatos, Fique de Olho
Nenhum comentário:
Postar um comentário