quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O que devo saber sobre Toxoplasmose?

    Muito se fala sobre Toxoplasmose e gatos e os pobres bichanos são sempre os grandes vilões da estória, porém pouco de verídico se fala sobre o assunto. Leiam e tirem suas conclusões antes de culpar seu gato pelo mal ou doá-lo porque pretende engravidar ou tem um filho pequeno em casa...porque já fui grávida, tenho filho e sempre com meus gatinhos do meu lado! E sem toxoplasmose!


  • O que é Toxoplasmose?
Toxoplasmose é uma zoonose (doença transmitida ao homem pelos animais) de ampla distribuição geográfica, sendo assim encontrada em todos os continentes nos mais variados climas. Seus sintomas mais frequentes são febre e manchas pelo corpo, podendo causar afecções nos pulmões, coração, figado ou sistema nervoso.


  • Qual o agente causador da Toxoplasmose?
A Toxoplasmose é uma protozoose, sendo causada pelo protozoário Toxoplasma gondii.

  • Por que a Toxoplamose é também conhecida como Doença do Gato?
Porque os felínos, dentre eles o gato doméstico, são os hospedeiros definitivos do Toxoplasma gondii, ou seja, onde ele completa o seu ciclo biológico e produz os seus ovos.

  • Como se processa este ciclo biológico? 
O ciclo biológico do Toxoplasma gondii é dividido em duas etapas:

Ciclo intestinal (ocorre somente nos felinos) – o felino ingere carne de animais infectados pelo Toxoplasma gondii. No organismo do felino o cisto tissular infectante reproduz-se sexuadamente formando os ovos chamados oocistos e que são eliminados através das fezes. Por volta de 1 a 5 dias e em ambiente propício com temperatura e umidade ideais, estes oocistos sofrem esporulação dando origem aos espozoitos. Estes esporocistos tornam-se infectantes e são disseminados pelo ar, água ou pelos insetos (a barata é a mais importante). O gato infectado elimina os oocistos apenas uma vez durante um período de 15 a 20 dias, tempo que leva para formar anticorpos contra o Toxaplasma gondii, controlar a enfermidade e interromper a sua eliminação. Por este motivo o gato só oferece perigo de transmitir a Toxoplasmose durante esta fase de eliminação, após esse período o gato não transmite a doença.


Ciclo extra-intestinal (ocorre em todos os animais) – Os oocistos maduros são ingeridos por outros animais, passando do intestino para o sangue podendo desta maneira se alojar em qualquer tecido do organismo: músculos, olhos, tecido nervoso, gânglios, fígado, etc. Uma vez nestes órgãos, se reproduz assexuadamente originando uma estrutura denominada cisto tissular e posteriormente os zoitos que provocam uma reação inflamatória e imunológica com a formação de anticorpos que limitam o crescimento do cisto. Assim o cisto permanece em forma latente durante toda a sua vida no hospedeiro. Alterações clínicas só serão observadas caso haja uma queda na imunidade do hospedeiro o que favorecerá a reprodução do parasita e dai o aparecimento dos sintomas clínicos.


  • Como é transmitida a Toxoplasmose? 
O modo mais comum de transmissão da Toxoplasmose é a ingestão de alimentos contaminados, principalmente carnes cruas e mal cozidas. A ingestão de água contaminada com fezes de animal, manipulação de terra ou areia contaminada com fezes de animal doente, ingestão de frutas, legumes e verduras contaminadas, consumo de leite in natura (cabra e vaca) não fervido ou a ingestão das próprias fezes do animal.


  • E a contaminação direta  pelo  gato?  
 Os gatos são animais higiênicos por natureza, tem o hábito de se limpar constantemente por meio de lambeduras não deixando restos de fezes pela pelagem e enterram seus excrementos. A possibilidade de contaminação dos seus proprietários pela manipulação de seu gato é mínima ou inexistente. Acariciar um gato o tê-lo como animal de companhia não representa perigo. Mordidas ou aranhões do gato também não transmitem Toxoplasmose. Para que o proprietário do gato se contaminasse através do animal seria necessário que o gato estivesse infectado pelo Toxoplasma gondii, no período de eliminação de oocistos e que o proprietário manipulasse manualmente as fezes secas do animal, pois as fezes úmidas não transmitem a doença a não ser que sejam ingeridas... O que eu particularmente não acredito que vá acontecer...pelo menos com um adulto responsável!


A Toxoplasmose é assintomática em humanos em cerca de 80-90% dos casos e em alguns casos sintomáticos ela pode ser confundida com um resfriado comum, mas pode ser facilmente detectada por meio de exame de sangue específico.


Fato curioso

O Toxoplasa gondii é conhecido como o protozoário controlador de mentes, pois uma vez no corpo do hospediro intermediário, chegando ao sistema nervoso central ele inibe, dentre outros, os comportamento de medo e fuga, comportamentos relacionados com autopreservação. Isso se deve ao fato de prescisar de um veículo para chegar ao seu hospedeiro definitivo, os felinos, que são carnívoros. Infectando então presas e inibindo seus comportamentos que as mantém longe de seus predadores aumentam as chances de se chegar ao seu destino final.

Estudos realizados em laboratório demonstraram que ratos infectados por Toxoplasma gondii expostos a ambientes com urina de gato se sentiam atraídos pela urina de seu predador, enquanto ratos não infectados evitavam esses ambientes todas as vezes não importando a recompensa oferecida.

Uma entidade de saúde americana (a qual não me recordo no momento pois vi o documentário na discovery) iniciou estudos em acidentes de transito envolvendo pessoas infectadas com o toxoplasma, e dentre os acidentados e de causadores de acidentes, o índice de positivos para o toxoplasma foi superior ao de indivíduos negativos. Estão traçando relações entre o aumento da imprudencia no volante a presença do protozoário.



  • O que posso fazer para prevenir a Toxoplasmose? 
 Para humanos
  1. Cozinhar bem a carne;
  2. Lavar bem as mãos, os utensílios e a superfície usada após manusear carne crua;
  3. Lavar muito bem as frutas e os vegetais antes deconsumi-los;
  4. Evitar leite in natura, não pasteurizado;
  5. Usar luvas ao trabalhar no jardim;
  6. Manter sempre limpa a caixa de areia do gato (não manusei as fezes com as mãos). Trocar a areia diariamente (em caso de animal positivo durante o período de eliminação ou em períodos de vermifugação, caso contrário com o uso de areias higiênicas a troca total semanal é suficiente, durante a semana deve ser feita rigida limpeza e reposição da areia);
  7. Combater os insetos, principalmente as baratas; 
  8. Beber apenas água filtrada.

Para gatos: 
  1. Dar ao gato somente ração industrializada específicas para o animal;
    Somente dar carne bem cozida ou que tenha sido congelada (7 dias);
    Não permitir que seu gato cace baratas e ratos, pois eles são uma poderosa fonte de infecção.

 **Toxoplasmose tem tratamento onde o toxoplasma se torna "inerte" no corpo não causando mais sintomas e em muitos casos o próprio organismo da pessoa cria anti-corpos contra o parasita. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário